Uma das perguntas que mais me fazem é como começar a trabalhar com Moda?
Para responder, vou contar um pouquinho da minha história. Eu comecei a trabalhar com moda sem querer….em 1990 fiz um concurso público para trabalhar na Prefeitura de Caçador/SC, passei em primeiro lugar – mas nunca fui chamada – e durante a espera, eu e meu marido em conversa com amigos, soubemos da Colcci e fui à Brusque conhecer os proprietários e saber mais. Sai de lá com a franquia de Caçador adquirida.
Vários foram os desafios, mas o principal deles foi com as pessoas, havia muita resistência dos moradores da Cidade em receber a novidade Franquia – tive que me adaptar aos costumes locais, e utilizar todos os conhecimentos adquiridos na faculdade de administração, recentemente terminada e muitos mais outros aprendizados, que vieram no dia a dia da empresa. Foram muitos erros, mas também, muitos acertos. Tenho a felicidade de contar que em 1.996 quando vendi meu negócio, já eram 3 lojas – Caçador, Videira e Fraiburgo.
Voltando à Florianópolis – por questões pessoais – sem poder abrir a franquia aqui porque já havia um franquiado e novamente sem perspectivas, resolvi voltar a estudar e nesse ano abre o curso de Moda da UDESC. Fiz o vestibular e entrei na primeira turma. Foram novos e inúmeros desafios e ao chegar ao final do curso eu já fazia uma Pós-Graduação em Marketing de Moda em Blumenau com parceria do IBmoda de São Paulo.
Antes de terminar o curso eu já tinha absoluta certeza de uma coisa – Ser Estilista não era minha “praia”, mas trabalhar com moda era o que eu queria fazer, só não sabia ainda como. Na faculdade de moda foram muitas cadeiras de desenho, modelagem e costura e desenhar foi o maior dos desafios, porque realmente eu não tinha nenhum talento para desenho.
Franquia não mais – e digo a vocês, se não tem experiência com um negócio, franquia é uma excelente opção, mas depois que se vive a experiência, acho mais interessante buscar por um modelo de negócio próprio.
Bom, em seguida, mal tinha acabado a Pós recebi o convite para ministrar aulas no curso de Design da Univali, que estava iniciando as atividades, isso no ano de 2000 e mesmo com medo fui. Sim, medo porque já tinha sido professora de crianças, mas de adultos nunca. Foi outro grande desafio – estudava muito e preparava os conteúdos com o maior amor do mundo, como faço até hoje, me esmerava em conhecer o máximo possível e buscar mais para poder ensinar o certo.
Ao final do primeiro semestre chorei porque tive que reprovar um aluno – olhem, não foi fácil porque eu achava que podia “salvar” o mundo dos acadêmicos e claro, cheguei à conclusão que não seria possível – levei tempo para que isso se incorporasse em minha mente de professora – , mas outra conclusão também surgiu a partir de tudo isso: dar aulas era o meu novo amor!!! Estava feliz!
Nunca esqueço o dia em que o rapaz da limpeza me encontrou no corredor e perguntou se eu já ia embora e eu respondi que não, mas sim que ia trabalhar na coordenação – era coordenador de TCC e ele rindo disse: uai, mas a senhora já não estava trabalhando? Eu sorri e disse não, eu estava me divertindo, trabalhar para mim era o serviço burocrático da coordenação.
E finalmente encontrei o meu talento!
Bom, nesses anos todos venho construindo minha carreira como professora dentro do que considero importante, estudo muito e pesquiso constantemente para oferecer um ensino de qualidade e ajudar meus alunos a seguirem em frente. Sou exigente, gosto de compartilhar conhecimentos, mas exijo atenção às aulas e comprometimento nos trabalhos e entregas, no entanto, estou sempre à disposição amparar, para repetir e para ensinar quantas vezes for necessário. Ah sim, não sou fácil, sou descendente de alemães e isso me faz carregar um estigma – de ser durona, mas quem me conhece sabe que sou bem tranquila de lidar desde que se leve o que se faz a sério.
Mas e o que isso tudo tem a ver com como começar a trabalhar com Moda? Tudo. Quando eu cheguei à conclusão que não servia para Estilista, eu já tinha a formação em Administração e com a experiência com as lojas eu descobri que gostava de Gestão. Quando iniciei com a docência, percebi que amava ensinar e compartilhar conhecimentos, e assim, eu finalmente encontrei meu talento.
Uni as duas coisas que mais adorava: Moda e Gestão e hoje, invisto nesses conteúdos para seguir com minha missão.
Agora você já sabe por onde começar, ou seja, identificando o que você sabe fazer melhor, qual a sua core competence! É a partir dela que você pode iniciar o planejamento de sua carreira, entendendo qual é o seu talento, quais são suas habilidades e o que pode realizar a partir disso! A partir desta descoberta é que você pode dar o “pontapé” inicial para escrever a história da sua vida profissional e escolher os caminhos para iniciar sua carreira em Moda ou em qualquer outra área que deseje.