Essa pergunta eu recebo constantemente de meus alunos e de algumas pessoas que me consultam sobre suas ideias para negócios atuais e futuros, e, geralmente, depois que explico, grande parte indica que não entendia desta forma.
Bem, o primeiro esclarecimento é que o Business Model Canvas não é um modelo de negócios!
É sim, uma ferramenta para se modelar o seu negócio. O Canvas é um esquema visual que possibilita às pessoas, cocriarem modelos de negócios, analisando os nove elementos sugeridos pela ferramenta, e que são comuns em toda empresa ou organização, são eles: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas.
A ferramenta permite ao usuário, que ele utilize o quadro como um retrato visual imediato do seu modelo de negócio.
Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Este modelo deve ser escalável e repetível, ou seja, significa que com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e assim, gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos. Saiba mais sobre o modelo de negócios da minha loja Colcci clicando aqui!
Escalável significa que se pode reproduzir repetidamente, em grande quantidade um produto, com grande ganho de produtividade. Repetível significa crescer sem ter que mudar o modelo de negócios, nem aumentar muito os custos, repetindo apenas aquilo que você já faz.
Estes conceitos podem ser aplicados também, na prestação de serviços!
Alguns exemplos de negócios escaláveis: meios de comunicação, indústrias em geral, serviços de telecomunicações, etc., pois podem atender uma grande quantidade de clientes, utilizando uma estrutura básica comum a todos.
Há, também, os negócios pouco escaláveis: bares, restaurantes, serviços de consultoria, serviços pessoais, pois para atenderem mais clientes, precisam ter investimentos e aumento de equipe praticamente na mesma proporção do seu crescimento.
De uns anos para cá, muita coisa mudou e dentre elas, os modelos de negócios. Alguns fatores responsáveis foram: o comportamento dos consumidores, a necessidade de inovar nos serviços e com a evolução da tecnologia, a necessidade de novos modelos. Alguns dos modelos novos foram considerados disruptivos, pois interromperam o seguimento de um processo e passaram a adotar um novo formato.
Alguns exemplos bem conhecidos são: Nubank, Spotify, Uber, Netflix e AirBnb.
Quem imaginaria há algum tempo atrás, ser cliente de um Banco que não tem loja física? O Nubank, é dos exemplos, pois mudou a forma de se relacionar com o cliente e proporcionar a ele o conforto de fazer tudo do seu aparelho de celular, de qualquer ponto do Mundo.
O Modelo de Negócios do Nubank é do tipo de Intermediação Financeira, pois oferece um cartão de crédito que funciona como plataforma de transferência de recursos financeiros entre consumidores e empresas para compras.
Como o Nubank ganha dinheiro? O Modelo de Negócio do Nubank ganha dinheiro de duas formas:
Para garantir rentabilidade num modelo como esse, o Nubank aposta, e muito, em eficiência. Por isso, o foco está na tecnologia e experiência via aplicativo, que reduz a necessidade de agências ou atendimento telefônico.
O Airbnb é um modelo de negócios do tipo Plataforma Multilateral ou Multifaces, pois conecta turistas (consumidores), que querem um alugar um espaço por curto período de tempo, a donos de locais para hospedagem (fornecedores), como casas, apartamentos e quartos.
A empresa não possui qualquer ativo imobiliário, sendo meramente uma intermediária que ajuda na conexão com um site reconhecidamente confiável. O custo da hospedagem é determinado pelo anfitrião, apesar do Airbnb possuir um algoritmo que ajuda nessa precificação.
Recentemente o Airbnb passou a oferecer também, serviços de experiências turísticas como: aulas de culinária e passeios turísticos, por exemplo, aumentando ainda mais os seus efeitos de rede.
Como o Airbnb Ganha Dinheiro: O Airbnb ganha dinheiro cobrando uma taxa por reserva dos hóspedes que varia de 6% a 12% e uma taxa por reserva dos anfitriões de 3% do valor da reserva.
O Modelo de Negócios da Netflix é do tipo All You Can Eat que significa “tudo o que você puder comer” ou ainda Buffet livre. É um modelo de negócio que funciona ao permitir que clientes consumam produtos ou serviços o quanto quiserem pagando um valor fixo (pagamento único ou recorrente).
A Netflix oferece conteúdo em vídeo (filmes, séries, shows, documentários, etc.) ilimitado por um valor fixo mensal. A Netflix foi criada em 1998 e, revolucionou a indústria de locadoras de vídeos no mundo todo.
Um mercado até então dominado pela BlockBuster que, apesar de suas enormes lojas e grande variedade de vídeos, se mantinha presa ao tradicional modelo de pagamento por diárias. O problema deste modelo é que ele possuía uma grande fraqueza: a falta de conveniência do deslocamento às lojas físicas e o modelo punitivo de multas pelo atraso na devolução dos vídeos.
Os fundadores da Netflix, Marc Randolph e Reed Hastings, atentos a esses problemas resolveram criar um modelo de aluguel de DVDs por correios por assinatura
Neste primeiro modelo de negócio da Netflix, clientes pagavam um valor fixo mensal e podiam ter até um DVD por vez em sua posse para assistir quando e como quisessem. Para alugar um novo DVD era necessário devolver o que já estava alugado.
O novo modelo trouxe inúmeros benefícios. A empresa reduziu custos (correios, compra e reposição de DVDs), ganhou escalabilidade e passou a ter fácil atuação global, rapidamente expandindo pelos cinco continentes.
A Netflix ganha dinheiro cobrando uma mensalidade pelo plano básico que é o mais simples. Existem ainda outros dois planos: padrão e premium.
A Netflix mantém seus custos operacionais abaixo das receitas com suas mensalidades. Os valores baixos servem para vender em maior escala e atender um maior número de pessoas e classes sociais.
Graças ao seu modelo online via streaming a empresa se beneficia de economias de escala, que são aquelas em que o aumento na produção resulta em uma queda do custo médio do produto.
O Modelo de Negócios do Spotify é do tipo All You Can (tudo o que você quiser) pois permite que seus clientes escutem milhões de músicas quantas vezes quiser pagando uma mensalidade. Pode-se dizer que o Spotify também adota o Modelo Freemium – que funciona oferecendo um produto ou serviço digital gratuito como forma de atrair um alto volume de usuários, mas com o objetivo de convertê-los em usuários pagantes através de uma opção premium com mais recursos), no caso do Spotify, por ter uma oferta gratuita para usuários que não se importem em escutar propagandas ou não poderem escutar músicas quando em modo offline (sem conexão com a internet).
No entanto, por monetizar a oferta gratuita com publicidade pode-se dizer que o Spotify também adota o modelo de Plataforma Multilateral. Criado em 2008 na Suécia, mas presente em praticamente todo o mundo, o serviço mudou a forma como a maioria das pessoas consome música no mundo todo.
Graças ao seu modelo, por um valor mensal fixo, ele desafiou gigantes da música digital como a Apple, ao desmotivar a compra unitária de álbuns e músicas. Afinal de contas, para quer pagar por um conjunto limitado de músicas quando você pode ter acesso ilimitado a milhões de músicas?
O Spotify ganha dinheiro cobrando uma mensalidade fixa de seus assinantes. Deste valor 70% é repassado a artistas e gravadores, com base em um rateio, que se baseia no número de vezes que uma música foi tocada.
Desta forma, os artistas que têm as músicas mais populares no Spotify recebem a maior parte desta fatia. O Spotify, portanto, recebe 30% deste valor todos os meses.O Spotify também ganha dinheiro com o Spotify for Brands que é a sua oferta de publicidade exibidas para os usuários que o utilizam de forma gratuita
Na última semana a Nike apresentou o seu novo modelo de negócio, baseado no sistema de MODELO DE ASSINATURA. Um serviço de assinatura de tênis, especificamente para crianças de 2 a 10 anos, onde os pais pagam um valor mensal e recebem uma quantidade de tênis, por um período de tempo, pagando US$ 50 (cinquenta dólares), o valor mais alto, onde recebe um tênis por mês. Dá para escolher o modelo de tênis, a caixa vem customizada com o nome da criança, o frete é grátis (a devolução também). Além disso, criaram um componente de experiências estimulando aventuras – o Nike Adventure Club.
Uma questão importante aqui, é a proposta de valor pelo serviço entregue ao consumidor. Tal proposta resolve o problema, ou como é mais moderno dizer, resolve uma “dor” dos pais: pois as crianças crescem rápido e perdem os calçados na mesma velocidade e, também proporciona à criança, além do tênis em si, a satisfação de receber uma caixa customizada mensalmente e participar do clube de aventuras da Nike.
O Modelo de Assinatura ganha dinheiro ao cobrar uma taxa recorrente pelo produto ou serviço fornecido de forma contínua.
. Forças – O modelo de assinatura sofre com menor variação das receitas em seu fluxo de caixa. E, por causa das renovações automáticas e da oferta de produtos e serviços de maneira contínua, as empresas que adotam o modelo, já iniciam os meses contábeis com previsão de receita mais precisa, portanto, podem se programar seus custos diretos, gastos e investimentos.
. Fraquezas – O modelo de assinatura sofre com as altas taxas de cancelamento, principalmente, se o equilíbrio entre valor agregado e assinatura não estiver otimizado.
Para obter sucesso com o modelo de assinatura é necessário trabalhar ao máximo, estratégias de redução de cancelamentos e perda de clientes.
Dica: O site do Daniel Pereira: www.analistamodelosdenegocios.com.br , o qual consultei para este artigo têm muito mais informações sobre o tema.