A última expressão que vou descrever, mas tão popular na internet quanto as outras, é o YOLO. A sigla já fazia sucesso no Twitter e hoje é mais usada no Instagram: são milhões de hashtags diárias, sendo a maioria delas em praias, viagens, festas… ou seja, de pessoas curtindo e aproveitando a vida.
YOLO está associado a um estilo de vida que é mais comum entre os jovens e, pressupõe uma atitude parecida com o carpe diem, em que a pessoa deve aproveitar cada momento que lhe é proporcionado.
Antigamente, mais especificamente em 1990, o Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, tornou a expressão “Carpe diem” (aproveite o dia) muito popular, mas com o tempo caiu em desuso – claro que pelos mais jovens, porque o pessoal da época ainda a cita mais comumente.
A expressão foi substituída então, pelo #YOLO – You Only Live Once, que em português trás o significado: você só vive uma vez), que veio do título do hit do The Strokes, em 2006. No entanto, YOLO começou a ganhar popularidade graças à música hip hop “The Motto”, do artista Drake, em 2011.
Mas cuidado, a vida é curta e talvez você não deva correr tantos riscos!
Desse modo, é importante refletir que YOLO também pode estar associado com atitudes de risco não calculado, comportamentos irresponsáveis que podem colocar em perigo a integridade física, emocional ou psicológica das pessoas.
Sendo assim, como muitas outras gírias populares da internet que são exaustivamente utilizadas (como swag – “legal”, “maneiro”, “descolado”, ou com estilo agradável por exemplo), YOLO passou a ser uma palavra criticada e rejeitada por muitas pessoas.
Na internet surgiram vários memes com a palavra YOLO. De igual forma, foram criadas muitas paródias com essa palavra, sendo uma das mais conhecidas a música dos The Lonely Island, com participação de Adam Levine e Kendrick Lamar. Esta música tem uma abordagem diferente do YOLO, que neste caso significa “You Oughta Look Out” (Você Deveria Ter Cuidado), indicando que a vida é curta e por isso não se deve correr riscos.
Há também um aplicativo chamado YOLO (iOS e Android) que permite que perguntas anônimas sejam feitas a usuários da rede social Snapchat. O app permite também que postem fotos convidando terceiros, que podem ser amigos da sua rede de contatos ou qualquer outra pessoa. Se o usuário decidir responder as mensagens que recebeu, a resposta se converte em um post de Snapchat.
Bom, além dos fatores citados, o YOLO pode gerar FoMO, pois postar excessivamente o “viver a vida” pode acarretar danos relacionados.
Acredito que é importante acompanhar o comportamento das pessoas, justamente para entender para onde o Mundo caminha, no entanto, bom senso em tudo o que se diz e pratica é algo que talvez só se aprenda, após sofrer algum percalço na rede, nos relacionamentos ou na vida!
E MUITAS VEZES ISSO PODE SER TARDE DEMAIS!