Bom, iniciando então os posts em 2020, o primeiro trata de Cenários. Acredito que a maioria das pessoas quer saber como será o amanhã, nem que seja apenas para saber se vai chover ou não, então, Cenários tem relação com planejar-se para acontecimentos que ainda estão por vir.
Em meu último post sobre planejamento de objetivos para 2020, indiquei algumas formas de planejar o seu ano, para alcançar algumas objetivos que deseja, e dando continuidade a essa proposta, é importante você compreender que planejar futuro não é algo simples, porém, é necessário, mas como fazê-lo?
Bom, se você não sabe ler cartas de tarô; jogar búzios; ver na borra do café ou ainda; se você não é um profeta, não tem como saber do futuro!!
Ledo engano!
Desculpem-me os crentes nestes métodos que citei e, não estou menosprezando não, eu até curto de vez em quando, jogar um tarô, no entanto, o fato é: refletir sobre o futuro de uma pessoa ou um negócio, deve ser planejado com base em dados e informações que geram cenários (contextos com acontecimentos que vem de variáveis ambientais) gerando conhecimentos úteis a partir destas informações, e que, de forma mais concisa, possibilitam traçar estratégias que propiciem tornar seus planos, efetivamente, uma realidade.
Eu sou mais otimista, sempre fui, mas e você, no seu planejamento anual, aquele que sugeri no meu post, você foi mais otimista ou mais pessimista ao traçar seus objetivos e metas?
Pergunto isso porque muitas pessoas têm dificuldades em traçar objetivos, muitas vezes porque não conseguem pensar à frente, principalmente,devido a limitações pessoais (falta de criatividade, de leitura, de tempo, por preguiça, dentre outros) e claro, quanto mais pessimistas são, mais tem dificuldades em traçar cenários otimistas, meio óbvio né?
Então, mas não é, escrevo isso porque a experiência me mostrou que as pessoas têm o otimismo como ambição de um futuro melhor e tem muita facilidade de escrever e pensar no que querem de bom para suas vidas. A dificuldade está em pensar estratégias e colocá-las em um plano e depois, em prática.
Antes de explicar como fazer, vou contar a vocês através de um breve infográfico, como se deu a evolução das tentativas de antecipar o futuro, de forma resumida, em ordem cronológica, que tiveram esta sequência:
. Profecia = Profecia é um relato, religioso ou não, no qual se afirma prever acontecimentos futuros, muito utilizado pelos mais velhos e sábios de tribos, como o pajé por exemplo.
. Predição = é uma expressão que antecipa aquilo que, supostamente, vai acontecer. Pode-se predizer algo a partir de conhecimentos científicos, revelações de algum tipo, hipóteses ou indícios. Geralmente, as predições aconteciam por influência de pessoas importantes da sociedade, como os sacerdotes, conselheiros e até os curandeiros, que geralmente, detinham informações sobre acontecimentos na região em que atuavam e as usavam para descrever o futuro.
. Projeção = Cálculo feito por antecipação, que pode se confirmar ou não. Aqui também a experiência contava, e se utilizavam de fatos e dados do passado para projetar como o futuro ocorreria. Ainda é bastante utilizado. A diferença para a previsão é que pode acontecer ou não.
. Previsão = Previsão é um termo que se refere à ação e ao efeito de prever (conjecturar o que vai acontecer através da interpretação de indícios ou de sinais; ver com antecipação; preparar meios para futuras contingências. Como a projeção, a previsão apresenta possibilidades futuras, mas estas já contam com dados e informações embasadas por dados estatísticos, geralmente, de fatos e acontecimentos passados que são então, somados ao comportamento das pessoas e às tendências do ambiente..
. Prospecção = Sondagem; método ou processo que busca descobrir ou investigar algo numa determinada área, por exemplo uma prospecção de clientes ou de negócios. A prospecção “corre” atrás das possibilidades e vislumbra acontecimentos possíveis.
Vocês já pararam para contar quantas vezes a palavra Cenários é citada/escrita nas mídias diariamente?
Assistindo ao Programa Sem Fronteira, na Globo News, recentemente, vi uma matéria sobre os cenários prospectados em 2007, para a Região da Oceania (onde está a Austrália) para 2020, que já prospectavam a situação ambiental do mundo e os impactos para a região e levavam em consideração os dados e informações sobre a questão das queimadas, e que as mesmas iriam impactar de forma muito agressiva se nada fosse feito para controlar.
Já pensaram que a atual condição da Austrália poderia ter sido amenizada se tivessem traçado um plao estratégico, à época, para evitar ou até para diminuir a situação futura (que no caso hoje é atual)?
Vocês sinceramente acreditam que os cientistas que desenharam este cenário futuro são pessimistas? Ou ainda são adivinhos e estavam “brincando”?
Claro que não! Eles utilizaram dados e informações, e as projetaram para o futuro, gerando conhecimentos indicaram situações futuras possíveis de ocorrer e repassaram esse conhecimento, que por sua vez, deveria ter sido levado em consideração pelos governantes, não só da Oceania mas do Mundo todo, e terem investido em estratégias que evitassem as situações catastróficas pelas quais estão passando hoje, e talvez, até o tenham feito, o problema é que não foi considerado o pior cenário, pelo menos é o que nos mostram as imagens que vemos diariamente na TV.
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Bom, este é só um exemplo de um pior cenário. Geralmente, as pessoas e as empresas “apagam fogo” no seu dia-a-dia, e alegam não ter tempo de refletir sobre o amanhã, e erram pensando assim, porque poderiam reduzir as incertezas e correr menos riscos na tomada de decisão.
Outro ponto comum, é o fato de que a maioria das pessoas pensam cenários, sem refletir sobre as variáveis que impactam sobre ele. É muito comum também, pensarem em soluções rápidas para os problemas elencados e, no entanto, estas soluções podem não conter bases suficientes para desenvolver uma ação, realmente efetiva, para o problema.
Cenários englobam os acontecimentos que ainda ocorrerão, dentro de contextos específicos, baseados em variáveis não controláveis, na maioria das vezes, que o atingirão, de uma forma ou de outra. É importante para desenvolver um cenário, muita pesquisa, dedicação, criatividade, uso de métodos e reflexão profunda sobre os dados e informações obtidos.
Porter (1992) já indicava que exercitar a prospecção de Cenários para seu negócio traz benefícios como:
– Melhora a compreensão do ambiente em que se está inserido;
– Permite que os Gestores lidem melhor com suas incertezas;
– Facilita a criação das redes de troca de informações dentro da empresa e a integração entre as diversas áreas;
– Propicia uma visão global do ambiente e suas interligações;
– Ajuda a desenvolver a criatividade das pessoas e da empresa; e
– Auxilia a identificar novas oportunidades de negócios e tornar mais competitivo.
Na vida, planos também são necessários e eu afirmaria com certeza, imprescindíveis. O exemplo pessoal de plano que vou descrever é o de um planejamento de um casamento.
Suponha que marcou o casamento hoje, (fevereiro) para dezembro de 2020, e uma das decisões que você já tomou foi que o mesmo será no campo. Bom, então será necessário contratar uma estrutura, pensar no vestido, nos convidados, no transporte, no buffet, nos convites, reservar o padre, equipes de trabalho, acomodações, dentre outras inúmeras decisões.
Ao elencar todos os itens e começar a colocar o planejamento no papel, deve-se passar a traçar as estratégias necessárias. Então, será necessário refletir, primeiramente, sobre o tempo entre o planejamento e o evento é de pouco menos de 11 meses., então crie um cronograma (use o 5W2H).
Estes cenários podem ser otimistas, pessimistas, intermediários, enfim, o fato é que tem que ser traçados em todas as possibilidades, sejam elas ótimas ou não. O que recomendo é questionar-se o tempo todo sobre as incertezas do futuro (perguntar e se?), neste caso, alguns exemplos:
Bem, nem vou continuar contando para vocês a saga que foi meu casamento para não dizerem que foi um aviso divino!!!!! Mas ao final, eu me casei apesar de todos estes acontecimentos.
O outro exemplo está relacionado a Negócios. Descrevo na sequência, dois cenários para a Empresa Coca-Cola. Este é um exemplo que disponibilizo nas minhas aulas.
A Revista Negócios trouxe em uma matéria, há alguns anos, a importância do uso da metodologia de cenários e citou que duas variáveis externas impactavam diretamente a Coca-Cola, constantemente, e claro, eles ficaram alertas às duas incertezas e tomaram decisões estratégicas relacionadas a elas.
As variáveis citadas por eles foram: a ambiental, cuja incerteza é a questão da água, mais especificamente, ter ou não acesso à água, para realizar a produção das bebidas e; a variável sócio cultural, cuja incerteza é o comportamento do consumidor, onde a preocupação está relacionada com o fato dos consumidores diminuírem, ou até abolirem o consumo de refrigerante.
Percebam que são incertezas até meio óbvias para quem acompanha o mercado atual, pois problemas com o meio ambiente e com o comportamento do consumidor são fatores que qualquer empresa tem que monitorar e são tendências de mercado bem atuais: a consciência ambiental e levar uma vida mais saudável.
A Coca-Cola preocupada com o futuro, claro, como uma marca consolidada, traçou estratégias para continuar no mercado. Ao verificar os cenários, observou que, a água é imprescindível para a produção, então umas das estratégias foi mover algumas de suas indústrias produtivas para locais onde tem mananciais de água mais abundantes, e também, tem desenvolvido estratégias de produção mais enxutas, que buscam por economia no uso e manuseio da água.
Com relação ao comportamento do consumidor, a estratégia utilizada foi investir em outras bebidas, mais naturais e saudáveis, adquirindo novas marcas para seu portfólio, com opções de produtos que atendam aos consumidores que desejam ser mais saudáveis, tais como: chás, sucos e água mineral.
Bom, os exemplos são simples, mas a ideia é que vocês entendam um pouco mais sobre a importância de pensar no futuro, de planejar e claro, de utilizar a metodologia de cenários tanto em sua empresa quanto em sua vida.
É fato que não se pode mais desconsiderar que dados e informações estão mais acessíveis, no entanto, o que fazer com eles (gerar novos conhecimentos) é que propicia a competitividade.
Você é quem deve ficar atento aos acontecimentos a seu redor e, observar como é afetado pelo ambiente e assim, planejar de forma mais próxima à sua realidade, ou ainda, para o cenário que possivelmente vai impactar mais na sua vida, ou no seu negócio!
Gostou? Então fique atento que no próximo post vou escrever sobre a metodologia de cenários com o passo-a-passo para desenvolvê-los.
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Referências:
PORTER, M.E. Vantagem competitiva. 6ª ed. Rio de Janeiro, Campus, 1992. 516p.
MARCIAL, E. C.; GRUMBACH, R. J. S. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. Rio de Janeiro: FGV, 2002.